TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO
Port. de Autorização: PORTARIA No – 401, DE 29 DE MAIO DE 2015

Coordenador

Prof. Ms. Andrey Lopes de Souza

Objetivo do Curso
O Curso objetiva formar profissionais de nível superior capacitados a planejar e executar a gestão e análise dos diferentes setores do agronegócio, aplicando seus conhecimentos nas mais diversas áreas, sempre com visão crítica e com capacidade de propor soluções que viabilizem os negócios da área, sem perder o foco na qualidade ambiental e no bem estar da sociedade.
Perfil Profissional
A construção do perfil profissional desejado do curso Tecnólogo em Agronegócio seguirá as orientações da Diretriz Nacional do Curso de Tecnologia em Agronegócio – Parecer/Resolução CNE/CES nº 03/02 de 18/12/2002, que institui Diretrizes Curriculares.
Atuando em praticamente todos os ramos da atividade, o egresso Tecnólogo em Agronegócios deverá ser o profissional apto a planejar, acompanhar e controlar as atividades do setor agropecuário, a partir do conhecimento dos processos de gerenciamento e das cadeias produtivas do setor. O processo produtivo, o beneficiamento, a logística e a comercialização de produtos agropecuários são atividades gerenciadas por esse profissional.
O profissional egresso do curso estará sempre atento às novas tecnologias pensadas para a modernização do setor rural, preocupado com a qualidade e produtividade do negócio, definindo os investimentos, insumos e serviços necessários, visando à otimização da produção e ao uso racional dos recursos naturais, bem como à preservação do meio ambiente.
Especificamente, o Tecnólogo em Agronegócio estará capacitado a:
• Viabilizar soluções tecnológicas competitivas para desenvolvimento de negócios rurais;
• Dominar processos de Gestão de cadeias produtivas do setor;
• Realizar prospecção de novos mercados e análise de viabilidade econômica;
• Identificar alternativas de captação de recursos;
• Gerenciar o beneficiamento, a logística e a comercialização agropecuária;
• Planejar e executar projetos para otimização e uso racional de recursos;
• Acompanhar as novas tecnologias do setor rural para o alcance da qualidade e produtividade do negócio;
• Monitorar e avaliar o impacto ambiental na implantação das novas tecnologias na produção, classificação, armazenamento e beneficiamento de produtos agropecuários;
• Utilizar os recursos computacionais como ferramenta, tanto no processo ensino-aprendizagem, quanto na aplicação dos conteúdos estudados.

Mercado de trabalho
O profissional encontra um mercado de trabalho favorável, dada a crescente demanda de novos profissionais na área do agronegócio. O alavancado crescimento econômico verificado principalmente a partir dos projetos de irrigação, a saber o Projeto Gorutuba e do Projeto Jaíba é possível verificar um mercado em prospecção e candente por novas tecnologias e profissionais habilitados na administração e planejamento dos processos e produtos produzidos e comercializados nacional e internacionalmente.

Duração: 3 anos.
Vagas: 80 vagas anuais.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *